Veja algumas dicas de como parar de roncar
.Para saber se há como parar de roncar, primeiramente é necessário identificar se o ronco é uma situação ocasionada por fatores como o uso de medicamentos relaxantes, por exemplo, ou se ela é fruto de uma condição mais séria como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
Enquanto em casos leves, mudanças nos hábitos diários colaboram para a melhoria e em como parar de roncar, nos casos graves, é necessária uma atenção maior, já que a apneia do sono faz com que o paciente apresente paradas respiratórias durante as horas destinadas ao descanso.
É importante evidenciar que não é possível prometer a um paciente que ele vai parar de roncar de uma hora para outra. É necessário acompanhamento contínuo junto a um otorrinolaringologista.
Veja algumas dicas elencadas pelo otorrinolaringologista Dr. Luiz Herculano da Silva Junior, especialista em Medicina do Sono da Clínica Garrafa sobre o tema e confira os tratamentos para ronco.
Como parar de roncar com mudanças de hábitos? Pode parecer bobagem, mas os hábitos interferem diretamente na qualidade do sono, e por consequência, podem resultar em ronco. A condição é originada pela vibração dos tecidos moles existentes na garganta quando ocorre a passagem de ar.
Essa passagem de ar ocorre de forma turbulenta devido a um relaxamento da musculatura e estreitamento da via aérea superior, logo, a junção desses fatores resulta no barulho do ronco. Várias situações, crônicas ou não, resultam nesse estreitamento. Veja as relacionadas aos hábitos a seguir:
– Relaxamento natural da musculatura da garganta;
– Relaxamento da musculatura devido ao uso de medicamentos;
– Obesidade;
– Ingestão de bebida alcoólica ou estimulante em excesso;
– Tabagismo;
– Alimentação muito próxima da hora de dormir.
Neste caso, respondendo ao questionamento sobre como parar de roncar com mudanças de hábito, basta evitar algumas das situações acima mencionadas.
É necessário cuidado com o peso, tentando se manter em um patamar ideal, parar de fumar, diminuir a ingestão de bebidas estimulantes, em especial, próximo ao horário de dormir e etc.
A rotina, quanto menos estressante e mais saudável, colabora em todo o processo de como parar de roncar.
O que fazer para parar de roncar em casos mais severos? Em situações crônicas e que colaboram para o desenvolvimento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), a forma de como parar de roncar é um pouco mais complexa, uma vez que pode vir a ser necessário uso de aparelhos específicos para o tratamento da condição ou realização de procedimentos cirúrgicos.
Algumas das situações denominadas como crônicas são:
– Adenoide em maior proporção;
– Amígdalas em tamanho aumentado;
– Língua volumosa;
– Desvio de septo.
Para que o paciente tenha acesso a tratamentos específicos de como parar de roncar, é necessário que ele procure atendimento de um otorrinolaringologista especialista em medicina do sono. Esse profissional solicitará alguns exames e, após a análise minuciosa dos sintomas e demais relatos do paciente, será guiado o tratamento mais adequado.
No caso de condições crônicas como as acima mencionadas, pode vir a ser necessária intervenção cirúrgica de septoplastia, uvulopalatofaringoplastia, por exemplo. Outra possível alternativa que colabora nesse processo de parar de roncar é o uso de aparelho intra oral e/ou Cpap (sigla inglesa pressão positiva contínua nas vias aéreas), equipamento que ajuda no processo respiratório impedindo que o paciente pare de respirar durante o sono.
Algumas iniciativas simples e feitas em casa colaboram em todo o processo de como parar de roncar. A realização de atividades físicas de forma habitual, pelo menos 30 minutos por dia, melhora muito a qualidade do sono, ajuda no controle do peso e pode ter um impacto positivo na redução do ronco.
Evitar dormir com o dorso para frente (de barriga para cima) e dar preferência por dormir de lado ajudam em como parar de roncar. Essas são dicas eficazes para quem ronca — e quer parar —, cedidas por quem entende do assunto.